segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Mala da Cobra!



Esta semana promete!!!!

Dando continuidade a Contação da história Comilança, e também para aproveitarmos ao máximo o tema cobras proposto pelos meus alunos. Apresentarei amanhã a Mala da Cobra!
Para isso iniciarei a aula trabalhando com a poesia de Guido Heleno, A Cobra Banguela. Explorarei o texto através da leitura, das rimas, etc. Em seguida assistiremos um vídeo As dez cobras mais perigosas do Brasil, para conhecermos algumas espécies de cobra existentes no Brasil. E que ao contrário da cobra Mariela, são bem perigosas. Faremos um paralelo entre as cobras do vídeo e Mariela( o que comem, onde vivem, quais cuidados devemos ter...). Com isso, eles irão levar para casa, um de cada vez a mala. Que vai conter: A cobra, uma carta para ser lida com os pais, dando os encaminhamentos da atividade e a atividade para ser entregue a professora no dia seguinte. Cada criança vai passar um dia com a mala. Assim, cada aluno terá oportunidade de usar a sua criatividade e produzir um texto bem legal!

Objetivos da atividade:

1- Tornar a contação da história mais interessante;
2- Despertar a criatividade;
3- Respeito pelos animais;
4- trabalhar valores como: respeito, afetividade, amizade, atenção;
5- Envolver a família;
6- Trabalhar a leitura e produção de texto;




A COBRA BANGUELA

 

MARIELA ERA UMA COBRA

COM MANIA DE SER GENTE

NÃO GOSTAVA NEM UM POUCO

DE SER SÓ SERPENTE.

FICAVA OLHANDO AS CRIANÇAS

BRINCANDO PELO QUINTAL

QUERIA SER UMA DELAS

MOSTRAR QUE ERA A TAL.

 

FAZENDO BOLAS ENORMES

COM SUA GOMA DE MASCAR

MARIELA, TODA PROSA,

SAÍA A PASSEAR.

NAS FESTAS DE ANIVERSÁRIO

IA TODA RADIANTE

COMIA UM BRIGADEIRO

TOMAVA REFRIGERANTE.

TAL QUAL ALGUMAS CRIANÇAS

NÃO CUIDAVA DE SEUS DENTES

NEM LEMBRAVA DA ESCOVA

QUE GANHARA DE PRESENTE.

UM DIA, ASSIM DE REPENTE

MARIELA DESCOBRIU

QUE UM DOS SEUS LINDOS DENTES

SEM MAIS NEM MENOS, CAIU.

E LOGO CAÍRAM OUTROS

DEIXANDO A NOSSA MARIELA

SEM PODER MORDER MAIS NADA:

ERA UMA COBRA BANGUELA...

[Guido Heleno]


Carta da Mariela

 

                                              Olá, criançada!!!

 

Eu sou Mariela a cobrinha banguela, na escola tivemos a oportunidade de nos conhecer, gostaria agora de conhecer a sua comunidade, sua casa, seus brinquedos, sua família. Quero muito ser sua amiga (o)! Para juntos vivermos muitas aventuras. Agora não esqueça que sou frágil, viu? Preciso da sua ajuda para alguns cuidados:

 

Ø  Evite me sujar, me molhar;

Ø  Tenha carinho comigo;

 

Ah! Enquanto eu estiver na sua casa cuide de mim e anote tudo para que sua professora e colegas saibam como foi legal conhecer sua casa.

Peço para sua família relatar tudo o que eu e você fizemos juntos, pode ser em forma de texto, fotos, desenhos... (eu adoro tirar fotos).

Não me esqueça em casa, pois todos os coleguinhas querem me levar também.

 

Seja responsável!!!


 

                                         Um cheiro da sua amiguinha,

 

                                                                                        MARIELA

 

 

Beijocas!!!!
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário